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Publicado no anais do XVII SEMINÁRIO DE LOGÍSTICA DE SUPRIMENTOS E TRANSPORTES DA ABM – ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE METAIS E METALURGIA, trabalho apresentado pelo Grupo Gerdau naquele seminário

 

 PROJETO DE CAPACITAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DE FORNECEDORES EM QUALIDADE E COMPETITIVIDADE - A EXPERIÊNCIA COM O GRUPO GERDAU

 

 

 

SÍNTESE DO PROJETO:

O Projeto objetivou o desenvolvimento e a capacitação em competitividade e qualidade de 28 pequenas e médias empresas, fornecedoras do grupo Gerdau S. A, situadas na região de Belo Horizonte e Divinópolis, e teve a duração de 10 meses, sendo implementado através de 19 eventos de treinamento (464 horas) e 1.152 horas de consultorias nos diversos módulos.

FUNDAMENTAÇÃO:

O projeto foi desenhado com foco em consolidar relações de alianças com pequenos e médios fornecedores estratégicos, agregando valores à rede de produção e aos elos da cadeia produtiva, capacitado-os em qualidade, custos e pontualidade no fornecimento de produtos e serviços, visando atingir os seguintes objetivos:

  • Seleção de poucos fornecedores especializados;
  • Recebimento "just-in-time" nos postos de trabalho;
  • Redução de custos com aquisição de produtos e serviços mais baratos e com qualidade garantida;
  • Redução dos índices de rejição, atrasos e erros administrativos;
  • Alianças duradouras com contratos "Kambam";
  • Redução da função de recebimento;
  • Conscientização dos fornecedores para a realidade atual no mundo dos negócios;
  • Capacitações chave paa sobrevivênciados fornecedores selecionados através do domínio de sua equação do negócio;
  • Assimilação e adoção de filosofia voltada para o cliente e mercados;
  • Gestão com foco em melhoria constante;
  • Capacitação estratégica.

SITUAÇÃO INICIAL DA EMPRESAS SELECIONADAS PARA O PROJETO

 No início, através de ferramentas de diagnóstico, constatou-se o seguinte contexto vivenciado pelas empresas participantes:

  • Não domínio de custos e preços;
  • Alto índice de rejeição, atrasos e erros;
  • Dependência excessiva de poucos clientes;
  • Amadorismo na gestão do negócio;
  • Alheamento do cenário atual;
  • Desconhecimento de gestão pela qualidade e planejamento estratégico
  • Não domínio de custos e preços;

ESCOPO DO PROJETO – TREINAMENTOS E CONSULTORIAS

O projeto foi desenvolvido através de 464 horas de treinamentos - 18 Módulos - , para 56 participantes (empresário principal e gerente) das 28 empresas fornecedoras dos diversos segmentos, com 1.152 horas de consultoria “in company”, onde atuaram 14 consultores especialistas nas áreas contempladas abaixo:

Etapa I - Conscientização e Engajamento

  • Módulo 1 - Seminário sobre o Projeto
  • Módulo 2 - Simulação de negócios
  • Módulo 3 - Gestão Empresarial

Etapa II - Capacitação Empresarial

  • Módulo 1 - Gestão de RH
  • Módulo 2 - Contabilidade gerencial
  • Módulo 3 - Gerenciamento de Materiais
  • Módulo 4 - Administrração de capital de giro
  • Módulo 5 - Administração de custo
  • Módulo 6 - A informática na empresa

Etapa III - Gestão pela Qualidade

  • Módulo 1 - Conscientização para a qualidade
  • Módulo 2 - 5S
  • Módulo 3 - Controle de processos
  • Módulo 4 - Avaliação de processos
  • Módulo 5 - Padronização
  • Módulo 6 - Programas participativos
  • Módulo 7 - Garantia da qualidade
  • Módulo 8 - Planejamento estratégico
  • Módulo 9 - Formulação dos planos de ação

Etapa IV - Avaliação Final - Encerramento

 PARTICIPAÇÃO FINANCEIRA NO PROJETO

      A participação financeira do projeto se deu com o grupo Gerdau assumindo 35% dos custos, referentes à parte de treinamento, e os fornecedores assumindo os 65% restantes, referentes às horas de consultorias. 


 

RESULTADOS DO PROJETO:

GRUPO GERDAU:

 

Abaixo, está demonstrado algum dos resultados conseguidos, incluindo-se outras ações já implementadas pelo Grupo Gerdau a partir de 1994, às quais se somaram os resultados obtidos com o projeto ao longo de 1997.  

  • Melhoria da pontualidade.................................................+95,7%
  • Melhoriz de recebimentos sem atraso................................+ 30,65
  • Redução dos erros admnistrativo...................................... - 79,6%
  • Redução de não conformidades........................................ - 81,7%

FORNECEDORES:

  •  Redução de custos com redução de peços praticados;
  • Aumento da carteira de clientes;
  • Padronização das tarefas críticas;
  • Adoção de planejamento com a construção de visão de futuro da empresa;
  • Melhoria do trabalho em equipe;
  • Maior rapidez na tomada de decisões;
  • Melhoria de área física e das condições de trabalho


AVALIAÇÃO FINAL DO PROJETO

 Ao término do projeto, as avaliações dos integrantes refletiram a seguinte performance:

  COMETÁRIOS:

Diante dos resultados alcançados - o atingimento dos objetivos com superação de metas estabelecidas - este modelo foi base para outro projeto desenvolvido no ano de 1999, onde capacitamos cinco empresas transportadoras do grupo, operadoras da unidade Barão de Cocais - MG, também com excelentes resultados.